sábado, 24 de julho de 2010

Tijolos cerâmicos x Qualidade: Um grave problema para obra.


FOTO: FÁBIO REMY

FOTO: FÁBIO REMY

Com o advento dos programas de implantação da qualidade nos canteiros de obra, um problema ainda persiste, a qualidade dos blocos e tijolos cerâmicos. Os tijolos de cerâmica vermelha de péssima qualidade, podem causar graves acidentes, principalmente os que estão fora das normas técnicas de qualidade e não passam nos testes de laboratórios nos quesitos resistência, tamanho, dimensão, cor, cura e umidade, sendo que, conseqüentemente, quebram facilmente, não oferecem bom padrão de acabamento da obra, provocam rachaduras nas paredes, ausência de prumo, nível, planicidade e não vedam infiltrações, colocado em risco as obras de construção.

Configurando-se num caso de proteção ao consumidor, é importante a intervenção dos órgãos responsáveis como os representantes das indústrias de cerâmica, comerciantes de material de construção e dos Procons estadual e municipal,com vista ao enquadramento nas normas técnicas de qualidade e metrologia deste produto.

Com a inserção da indústria da construção civil e de pequenos construtores, nos programas da qualidade (PBQP-H, ISO 9001, ISO 14000, PSQ’s), infelizmente, muitos desses produtos ainda deixam a desejar em termos de qualidade.

O problema atinge toda a cadeia produtiva do setor, desde a extração da argila, com impacto ambiental em muitos casos, processamento inadequado, até o recebimento em obra feito de forma inadequada, sem palletização, cobrimento e exposto as intempéries (Sol, chuva, frio, etc).

FÁBIO REMY MS.c

Nenhum comentário:

Postar um comentário