domingo, 18 de julho de 2010

LAYOUT DE OBRA: A IMPORTÂNCIA DISTO....


FOTO: FÁBIO REMY

Poucas empresas valorizam essa técnica, mas é sempre bom aplicá-la para melhorar a organização, a produtividade, a prevenção de acidentes e a aparência do canteiro de obra.

Faz parte da gestão da obra um bom layout, sobretudo quando se dimensiona as diversas parte envolvidas na planta,como área de produção, área de concretagem, área de armazenamento dos materiais rotativos como tijolos, areia, brita, cimento, ferros, sempre bem acomodados em baias e cima de pallets, para prevenir a corrosão no caso dos ferros e vergalhões e o salitre no caso dos tijolos.

A área de descarga dos materiais deve ser dimensionada para evitar trafego dentro da obra, principalmente no hora de pico da produção, sendo importante prever, dentro do layout, a área de armazenamento dos residuos gerados em obra, em containeres diferenciados para vidros, ferros, PVC, tijolos, concreto,etc que podem ser reaproveitados ou ter um destino mais nobre.

Todas essas etapas,contribuem positivamente para a racionalização do canteiro de obra e para uma construção com produção mais limpa, organizada, segura e produtiva.

FÁBIO REMY MS.c

Nenhum comentário:

Postar um comentário