segunda-feira, 12 de julho de 2010

Obras aquecem setor da Construção Civil em Caxias MA.....Mas faltam mão-de-obra qualificada e capacitada.


FOTO: FÁBIO REMY
..."As obras realizadas pelo Governo do Estado, em Caxias, estão aquecendo o setor da construção civil. Conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, nos últimos três meses pelos menos 1.200 profissionais do setor conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. As obras são as mais variadas e vão desde reformas em escolas da rede estadual de ensino a construção de casas populares e prédios públicos.

João Nazaré da Costa, presidente do Sindicato da Construção Civil de Caxias, confirmou o aquecimento do setor. "Essas obras todas estão contribuindo para o aquecimento e grande procura por essa mão de obra. É importante para nós porque quanto mais pessoas empregadas, melhor para a economia de Caxias", justificou.

O encarregado de obra Matias Florêncio Ribeiro, que trabalha na construção do Instituto Tecnológico não esconde a satisfação de estar empregado e vê que além dele mais duzentos profissionais tiveram a mesma oportunidade que ele. "Tem gente que já está fazendo uma obra atrás da outra e isso é bom porque está sempre empregado não é uma coisa que você faz durante um período e acaba", argumentou"....

OBs. Mas assim como em todo o Brasil, faltam mão-de-obra qualificada e capacitada para atendimento das demandas locais e regionais, nas mais variadas óficios tais como: Engenheiros, Pedreiro de alvenaria, pedreiro de Acabamento, pintores de obra, instaladores elétricos e hidraulicos, etc, configurando-se num gargalo para o crescimento do setor, sobretudo agora com a Copa do Mundo no Brasil, Copa da Confederações, Olimpiadas, PAC, crescimento economico do País, avanço da construção civil, etc...

A pergunta que fica é: Onde estão os órgãos, escolas profissionalizantes, institutos tecnologicos, universidades, etc com vista a formação e capacitação de profissionais para atendimento destas demandas e outras que irão surgir até o 2016 ??????

FONTE:http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=7150

Nenhum comentário:

Postar um comentário