sábado, 17 de julho de 2010

DESPERDÍCIOS EM OBRA: GARGALO PARA O CRESCIMENTO DO SETOR...


Foto: FABIO REMY
Grave problema para o setor da construção civil, a grande taxa de desperdí­cio de materiais em uma obra precisa ser contido. Materiais como: Madeiras, pregos, aço, tijolos, argamassas, telhas, areia, massame, brita, tubos e sobretudo, água, dentre vários outros, são desperdiçados diariamente em obras em todo o Brasil, contribuindo negativamente para o avanço do setor, de tal forma que, ambientalmente,gera uma cadeia que afeta todo o sistema ambiental, pois 90% dos materiais usados em obras, advêem do meio ambiente.

No Brasil, foi adotado uma regra: gastar mais do que o orçamento inicial. Porém o fator ambiental não é contabilizado, contribuindo muito para este prejuizo, sem falar nos custos finais da obra.

Podemos citar muitas causas desta perda economica, social e ambiental, mas vamos elencar algumas: Falta de formação técnica de profissionais da área, como engenheiros, Mestres, carpinteiros, Instaladores eletricos, hidraulicos e de alvenarias, etc; O não acompanhamento do engenheiro responsável pela obra; falta de projetos em obra; falta de padronização dos materiais, tais como tamanhos diversos de tijolos (pode acarretar de 9 a 40% de perdas), telhas, esquadrias, areia e madeira; A estocagem de materiais mal feita; alterações de projeto durante a execução da obra.

FOTO: FÁBIO REMY
Segundo pesquisas,o desperdí­cio médio num canteiro de obras brasileiro é de 20%. Isso implica em dizer que em cada 100 casas construí­das, jogamos no lixo o material suficiente para construir outras 20 casas, é um dado preocupante, sobretudo num país miserável, onde 8 milhões de pessoas não tem onde morar, ou moram mal, embaixo de pontes, favelas e viadutos.

A pergunta que fica é que fazer ? Algumas medidas podem ser acionadas tais como: contratar empresas comprometidas com a qualidade e meio ambiente,Contratar um bom projeto,através de um bom profissional e exigindo que este faça o acompanhamento da execução da obra; aquisição de materiais de boa qualidade; contratar profissionais sérios, qualificados e bem preparados, deixando de lado os ''curiosos'' ou ''praticos'' que contribuem para a perda na obra.

Somente desta forma podemos diminuir esse gargalo, melhorar a qualidadade na obra e contribuir para a sustentabilidade na construção civil e consequentemente, o meio ambiente agradece.

Fábio Remy MS.c

Nenhum comentário:

Postar um comentário