segunda-feira, 12 de julho de 2010

CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL: UMA NOVO TENDÊNCIA ----------- SUSTAINABLE CONSTRUCTION: THE NEW TENDENCIES


Partindo do príncipio, que 90% dos insumos utilizados na construção provêem do meio ambiente (areia, britas, cimento, argila, agua, etc) é extremamente importante o conceito e a aplicação da Construção Sustentavel para o futuro da construção civil.

A moderna Construção Sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras.

A Construção Sustentável faz uso de ecomateriais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. Esse tipo de construção nunca é intuitiva. Mesmo quando emprega produtos ou processos artesanais (por ex. paredes de adobe ou taipa de pilão), o faz conscientemente, buscando o sucesso ambiental integral da obra, e não apenas uma construção.

Trata-se de um modelo diferente da Construção Ecológica ou Natural, que, grosso modo, pode ser definida como aquela que permite a integração entre homem e natureza, com um mínimo de alteração e impactos sobre o meio ambiente.

Portanto, a sustentabilidade dentro do âmbito produtivo é um divisor de aguas para a qualidade de vida do planeta e consequetemente, a construção civil não pode se excluir deste panorama produtivo.

Referencias:http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=6219
imagem:http://www.crear.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário