quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Construção Civil em Expansão no Brasil

Investir em fabricação e venda de material tem boas perspectivas

Cerâmica paraibana possibilita 30% de economia com alvenaria racionalizada

Por Naná Garcez

As perspectivas da construção civil na Paraíba são positivas, pois o setor está numa fase de crescimento. Esta foi a principal mensagem do professor Fábio Remy de Assunção Rios, em palestra realizada no Senai de Campina Grande, ao fazer uma análise do cenário da construção civil no Brasil, durante evento realizado para marcar o Dia da Construção Civil, reunindo empresários, fabricantes e revendedores de material de construção, engenheiros e alunos de cursos profissionalizantes.


Foram realizadas duas palestras técnicas sobre produtos usados em construção de edificações – sistema de alvenaria racionalizada e novos tubos e conexões. A primeira pelo engenheiro Cleonardo Silva, que apresentou as inovações dos produtos Amanco, como a tubulação Silentium PPR, fabricada com polipropileno que reduz o ruído existente no sistema hidrossanitário; e o sistema Hidrocab, uma ferramenta de informática com base no Autocad, que facilita e aumenta a produtividade na elaboração de um projeto.


Na mesma oportunidade, o representante da Amanco Brasil na Região Nordeste, José Wellington Santos, afirmou que “quem investir na venda de material de construção faz um bom negócio”, baseando-se na experiência que tem no setor.


O sistema de alvenaria racionalizada foi apresentado pela diretora comercial da cerâmica Cincera, que lançou em 2009 a nova família de produtos. A inovação implicou em investimento em tecnologia e tem tido boa aceitação no mercado regional. Esse sistema construtivo permite redução de 30% nos custos da obra e agilização da execução do projeto. Ela citou exemplos em João Pessoa e Recife e apresentou todo o processo de qualidade da empresa para a produção dos blocos de vedação.


A indústria de cerâmica Cincera tem atualmente quatro unidades produtivas em Santa Rita e Espírito Santo e trabalha com a perspectiva de até 2012 aumentar 60% da produção de blocos estrutural de vedação, tijolos, telhas, lajes, canaletas e no planejamento estratégico da empresa o objetivo é ser referência no mercado regional. A indústria tem certificação de qualidade e mantém uma política de preservação ambiental com uso de lenha oriunda de madeira de reflorestamento.

Fonte:http://www.revistaedificar.com.br/portal/?p=noticia_interna&id=784

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de outubro: DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL


Imagens: http://www.vnews.com.br/hotsite.php?id=885

A Construção Civil é um segmento representativo na economia brasileira. Segundo estimativa a taxa de crescimento previsto para 2010 é de 9% até 16 %, segundo os mais otimistas. A cadeia produtiva do setor possui 42 atividades atreladas, de tal forma que com crescimento do setor a taxa chinesa, mais emprego e renda serão gerados. É um mercado promissor que responde com vigor ao crescimento de uma região.

Porém, ainda carece de muita inovação,modernização, qualificação de mão de obra, bem como reuso dos residuos gerados no processo, para atender a lei dos Residuos sólidos, a sustentabilidade e consequentemente atender as demandas potenciais gerados pelo créscimento do setor.

Parabéns ao setor da Construção Civil no dia 25 outubro 2010.

sábado, 23 de outubro de 2010

SENAI PB realiza Dia da Construção Civil

Análise do Cenário da Construção Civil: Presente x Futuro e Inovações Tecnológicas na área serão temas discutidos no evento “Dia da Construção Civil”, que será realizado no dia 25 de outubro, no Centro de Ações Móveis - CAM do SENAI Paraíba.

Segundo dados do Diário do Comércio (2010), a construção civil é o setor que mais emprega no país com mais de 10 milhões de postos gerados. No entanto, a carência de qualificação profissional é uma preocupação do setor. Tendo em vista este cenário, o Centro de Ações Móveis, tem a preocupação de oferecer Educação Profissional de qualidade para as comunidades paraibanas e para o empresariado do Estado.

O evento tem como objetivo demonstrar ao empresariado e colaboradores da área de Construção Civil as necessidades atuais e futuras, referentes à capacitação e tecnologia.

A abertura solene acontecerá na próxima segunda-feira (25/10), às 18h. Iniciando as palestras, o Doutorando em Engenharia pela UFCG/CTRN e Instrutor Técnico Educacional em Construção Civil, Fábio Remy de Assunção Rios, ministrará o tema “Uma análise do Cenário da Construção Civil: Presente x Futuro.

Logo após, serão apresentadas pelo Instrutor Técnico Regional do Nordeste da empresa AMANCO, Cleonardo Silva, as Inovações dos Produtos AMANCO PPR, Silentium e Hidrocad. Posteriormente, a Administradora de Empresa e Diretora Comercial da empresa Cincera, Ivana Maria de Assunção Santiago Motta, proferirá a palestra: Sistema de Alvenaria Racionalizada....


Fonte: PORTAL FIEPB

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Homem está acabando com a vida na Terra, alerta diretor da ONU

Encontro COP-10 é realizado na cidade japonesa de Nagoya

Na abertura da décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), o diretor do programa para meio ambiente das Nações Unidas (ONU), Achim Steiner, foi enfático ao afirmar que o homem está acabando com a vida na Terra.

"Este é o único planeta no universo em que sabemos que existe vida como a nossa e estamos destruindo as bases que a sustentam", alertou.

O encontro começou nesta segunda-feira em Nagoya, no Japão, e termina no dia 29 de outubro. Durante estas próximas duas semanas, representantes de 193 países vão avaliar as metas de preservação ambiental assumidas para este ano e definir quais serão os próximos objetivos até 2020.

O tom pessimista pôde ser observado ainda nos discursos de outras autoridades e especialistas da área ambiental, que chegaram a afirmar que o mundo está caminhando para uma fase de extinção na mesma proporção do período em que os dinossauros desapareceram da Terra.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,homem-esta-acabando-com-a-vida-na-terra-alerta-diretor-da-onu,626262,0.htm

Construção civil segue otimista com economia, diz CNI

Agencia Estado
imprimir
Os empresários do setor de construção civil continuam otimistas com o desempenho da economia brasileira, segundo Sondagem da Construção Civil, divulgada nesta segunda-feira (31) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, a expectativa dos empresários em maio para os próximos seis meses em relação ao nível de atividade do segmento ficou em 66,4 pontos, acima dos 66 pontos registrados em abril.

Os dados da Sondagem da Construção Civil variam de zero a 100. Valores abaixo de 50 pontos indicam expectativa negativa e, acima de 50 pontos, evolução ou expectativa positiva. A pesquisa foi feita entre 30 de abril e 20 de maio, com 329 empresas, de 16 estados e do Distrito Federal. Das empresas analisadas, 171 são de pequeno porte, 124 são médias e 34 são grandes.

As boas perspectivas também se refletiram nas expectativas de compra de matéria-prima e de novos empreendimentos e serviços. De acordo com a pesquisa, o indicador de previsão de compras de matérias-primas atingiu 65,1 pontos em maio e o de novos empreendimentos e serviços ficou em 66 pontos. Conforme a Sondagem, a evolução do nível de atividade do setor continuou crescendo. Somente as pequenas empresas não expandiram as atividades e registraram 49,9 pontos, o que indica estabilidade.