sábado, 31 de julho de 2010

RESIDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL



FOTO: FÁBIO REMY

Conhecidos como RCD (Residuos da construção e Demolição), os residuos solidos resultante dos processos construtivos são vários e de grande volumes, depositados em locais inapropriados, centros da grandes cidades, ruas, calçadas, etc. na maioria das ocorrências.

Alguns RCD'S são altamente prejudiciais, sejam pela capacidade de contaminação,seja pelo volume, porém os mais conhecidos são:
Papel, papelão - ocupação de aterro;
plasticos, PVC - ocupação de aterro;
Areia/solo contaminado com óleo - contaminação do solo;
EPI'S usados - ocupação de aterro
Solo escavado - aterrro iregular
Sobras de concreto - poluição do solo;
gesso - poluição do solo;
Lajes, tijolos, pisos - poluição do solo;
Aditivo de concreto - contaminação de pessoas/solo
Desperdicio de agua - comprometimento da disponibilidade de agua
Consumo de madeira - esgotamento das reservas ambientais;
Emissão de poeira - poluição;
Sobras de tintas - contaminação do solo.

Fonte: Gestão Ambiental Para Construção Civil - FIETO/SINDUSCON TO

CONSTRUÇÃO CIVIL X MEIO AMBIENTE X LEGISLAÇÃO AMBIENTAL


FOTO: FÁBIO REMY

O segmento construtivo, assim como os demais segmentos da industria brasileira, tende a se adequar ao novo cenário mercadologico imposto pelas novas regras no âmbito da legislação ambiental. Segundo o CONAMA (CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, as empresas construtoras terão que direcionar os residuos sólidos gerados nos seus processos produtivos, que por conseguinte é responsavel por altos indicadores de despérdicios, gerando consequentemente, grandes volumes de residuos sólidos (tijolos, PVC, concreto, madeira, ferros, vergalhões, gesso, argamassa endurecida, etc) que são colocados em áreas de passeio (calçadas), ruas, terrenos, etc.

A Câmara Federal aprovou recentemente, proposta enviada pelo Senado para substituição do Projeto de Lei 203/91, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A medida, que estava em tramitação há 19 anos, impõe obrigações aos empresários, ao Poder Público e aos cidadãos no gerenciamento dos resíduos, para reciclagem, reuso ou reutilização, pois na grande parte são expostos ao meio ambiente sem nenhum tratamento ou mitigação.

Algumas leis,portarias, resoluções e normas técnicas regem a questão do RCD (Résiduos da Construção e Demolição) e agora com a nova lei, torna-se obrigatório a implantação de SGA (Sistemas Ambientais) na construtoras, que colocam seus resíduos em locais inapropriados, calçadas, ruas, etc, sob pena de multas ou infrações pesadas, podendo comprometer o funcionamento da empresa construtora.

Fábio Remy MS.c

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Falta de mão de obra qualificada é o maior problema no setor da construção civil, diz CNI


FOTO: FÁBIO REMY
A falta de qualificação profissional foi apontada como o principal problema para as empresas da área de construção civil, segundo pesquisa divulgada hoje (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

De acordo com o levantamento, a pouca qualificação é um problema para 62% das empresas. Entre as grandes corporações, essa preocupação parece ser ainda maior: 80% delas aponta a falta de qualificação como o maior problema. Entre as médias empresas, esse percentual fica em 63,4%. Para as pequenas empresas, a falta de qualificação fica atrás apenas do acesso ao crédito, apontado como o maior entrave para 64,6% dos entrevistados.

No caso das médias empresas, 63,45 delas disse ser esse o principal problema. Para as pequenas, a falta de qualificação profissional ficou atrás da questão do acesso ao crédito, no qual 64,6% delas disseram ser esse o maior problema contra 57,3% da qualificação.

O diretor de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, disse que o setor reconhece a falta de qualificação da mão de obra, mas já está tomando medidas para resolver a questão.


FONTE:http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2010/07/30/falta-mao-de-obra-qualificada-no-setor-da-construcao-civil-diz-cni.jhtm

domingo, 25 de julho de 2010

AINDA SOBRE TIJOLOS: PROCEDIMENTO SIMPLES E FÁCIL DE ANCORAR A ARGAMASSA NO TIJOLO


FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=ZIcgR3-rPXg&feature=related

INÚMERAS SÃO AS TÉCNICAS DE ANCORAGEM DA ARGAMASSA NO TIJOLO, TRADICIONALMENTE COLOCA-SE A ARGAMASSA NA ALVENARIA E POSTERIORMENTE FICAM-SE O TIJOLO, ISTO PODE GERAR DESPÉRDICIO CASO NÃO SEJA BEM FEITO, GERANDO AS REBARBAS QUE ALÉM DE ''SUJAR'' O SERVIÇO, CONTRIBUE PARA O DESPERDÍCIO, ENCARECENDO A OBRA.

NO CASO ACIMA, SOMENTE FALTOU OS EPI'S (BOTAS, ÓCULOS, CAPACETE) PARA O SERVIÇO FICAR COMPLETO. OS TIJOLOS PARECEM SER DE BOA QUALIDADE.
FÁBIO REMY MS.c

sábado, 24 de julho de 2010

Tijolos cerâmicos x Qualidade: Um grave problema para obra.


FOTO: FÁBIO REMY

FOTO: FÁBIO REMY

Com o advento dos programas de implantação da qualidade nos canteiros de obra, um problema ainda persiste, a qualidade dos blocos e tijolos cerâmicos. Os tijolos de cerâmica vermelha de péssima qualidade, podem causar graves acidentes, principalmente os que estão fora das normas técnicas de qualidade e não passam nos testes de laboratórios nos quesitos resistência, tamanho, dimensão, cor, cura e umidade, sendo que, conseqüentemente, quebram facilmente, não oferecem bom padrão de acabamento da obra, provocam rachaduras nas paredes, ausência de prumo, nível, planicidade e não vedam infiltrações, colocado em risco as obras de construção.

Configurando-se num caso de proteção ao consumidor, é importante a intervenção dos órgãos responsáveis como os representantes das indústrias de cerâmica, comerciantes de material de construção e dos Procons estadual e municipal,com vista ao enquadramento nas normas técnicas de qualidade e metrologia deste produto.

Com a inserção da indústria da construção civil e de pequenos construtores, nos programas da qualidade (PBQP-H, ISO 9001, ISO 14000, PSQ’s), infelizmente, muitos desses produtos ainda deixam a desejar em termos de qualidade.

O problema atinge toda a cadeia produtiva do setor, desde a extração da argila, com impacto ambiental em muitos casos, processamento inadequado, até o recebimento em obra feito de forma inadequada, sem palletização, cobrimento e exposto as intempéries (Sol, chuva, frio, etc).

FÁBIO REMY MS.c

domingo, 18 de julho de 2010

LAYOUT DE OBRA: A IMPORTÂNCIA DISTO....


FOTO: FÁBIO REMY

Poucas empresas valorizam essa técnica, mas é sempre bom aplicá-la para melhorar a organização, a produtividade, a prevenção de acidentes e a aparência do canteiro de obra.

Faz parte da gestão da obra um bom layout, sobretudo quando se dimensiona as diversas parte envolvidas na planta,como área de produção, área de concretagem, área de armazenamento dos materiais rotativos como tijolos, areia, brita, cimento, ferros, sempre bem acomodados em baias e cima de pallets, para prevenir a corrosão no caso dos ferros e vergalhões e o salitre no caso dos tijolos.

A área de descarga dos materiais deve ser dimensionada para evitar trafego dentro da obra, principalmente no hora de pico da produção, sendo importante prever, dentro do layout, a área de armazenamento dos residuos gerados em obra, em containeres diferenciados para vidros, ferros, PVC, tijolos, concreto,etc que podem ser reaproveitados ou ter um destino mais nobre.

Todas essas etapas,contribuem positivamente para a racionalização do canteiro de obra e para uma construção com produção mais limpa, organizada, segura e produtiva.

FÁBIO REMY MS.c

sábado, 17 de julho de 2010

MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS - BAMBU SUBSTITUINDO O AÇO: UMA TROCA DUVIDOSA...


IMAGEM:http://img.youtube.com/vi/9UZXP-Xb6Jw/2.jpg

Em vez de vigas de aço, varas de bambu. Esta é uma proposta duvidosa, de certo que existem várias pesquisas sobre o assunto, porém culturalmente isso não emplaca. ..."Existem empresas que produze produtos derivados de bambu e serviços de consultoria em todos os segmentos da cadeia produtiva, desde o fornecimento de mudas em larga escala, plantio, manejo e extração até soluções construtivas e de revestimentos''(Revistapegn, 2010)... Segundo elas, ... “As varas podem ser usadas como pilares, vigas, caibros, vergalhões e até pisos. São mais leves do que a madeira e têm força de tração similar à do aço”(Revistapegn, 2010). ..., porém existem fatores contras tais como: Plantio, pois não é nativa do Brasil e sim da China, concorrencia de manejos, como já acontecem com a cana, soja que esta devastando o cerrado do Brasil, ausência de mão de obra qualificada para a técnica, custos, confiabilidade etc...

FÁBIO REMY MS.c
Fonte:http://revistapegn.globo.com/

DESPERDÍCIOS EM OBRA: GARGALO PARA O CRESCIMENTO DO SETOR...


Foto: FABIO REMY
Grave problema para o setor da construção civil, a grande taxa de desperdí­cio de materiais em uma obra precisa ser contido. Materiais como: Madeiras, pregos, aço, tijolos, argamassas, telhas, areia, massame, brita, tubos e sobretudo, água, dentre vários outros, são desperdiçados diariamente em obras em todo o Brasil, contribuindo negativamente para o avanço do setor, de tal forma que, ambientalmente,gera uma cadeia que afeta todo o sistema ambiental, pois 90% dos materiais usados em obras, advêem do meio ambiente.

No Brasil, foi adotado uma regra: gastar mais do que o orçamento inicial. Porém o fator ambiental não é contabilizado, contribuindo muito para este prejuizo, sem falar nos custos finais da obra.

Podemos citar muitas causas desta perda economica, social e ambiental, mas vamos elencar algumas: Falta de formação técnica de profissionais da área, como engenheiros, Mestres, carpinteiros, Instaladores eletricos, hidraulicos e de alvenarias, etc; O não acompanhamento do engenheiro responsável pela obra; falta de projetos em obra; falta de padronização dos materiais, tais como tamanhos diversos de tijolos (pode acarretar de 9 a 40% de perdas), telhas, esquadrias, areia e madeira; A estocagem de materiais mal feita; alterações de projeto durante a execução da obra.

FOTO: FÁBIO REMY
Segundo pesquisas,o desperdí­cio médio num canteiro de obras brasileiro é de 20%. Isso implica em dizer que em cada 100 casas construí­das, jogamos no lixo o material suficiente para construir outras 20 casas, é um dado preocupante, sobretudo num país miserável, onde 8 milhões de pessoas não tem onde morar, ou moram mal, embaixo de pontes, favelas e viadutos.

A pergunta que fica é que fazer ? Algumas medidas podem ser acionadas tais como: contratar empresas comprometidas com a qualidade e meio ambiente,Contratar um bom projeto,através de um bom profissional e exigindo que este faça o acompanhamento da execução da obra; aquisição de materiais de boa qualidade; contratar profissionais sérios, qualificados e bem preparados, deixando de lado os ''curiosos'' ou ''praticos'' que contribuem para a perda na obra.

Somente desta forma podemos diminuir esse gargalo, melhorar a qualidadade na obra e contribuir para a sustentabilidade na construção civil e consequentemente, o meio ambiente agradece.

Fábio Remy MS.c

PONTE ESTAIDA EM TERESINA PI - MA


FOTO: FÁBIO REMY

FOTO; FÁBIO REMY



A ponte João Isidoro França conhecida como ponte do sesquicentenário foi projetada para as comemorações dos 150 anos (16 de agosto de 2002) de TeresinA Piaui, ligando o Piaui ao Maranhão, através do Rio Parnaiba...

É uma Ponte em concreto armado protendido, em tecnologia estaiada, com extensão de 363,00m, distribuída em 06 vãos, dos quais 03 construído pelo processo de balanço e 03 em processo convencional. A plataforma de rolamento terá 03 faixas de tráfego de 3,10m e passeio para pedestre de 2,15m, no ultimo pavimento um mirante para visualização da capital piauiense.

FÁBIO REMY MS.c

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL...


Imagem:http://www.sintraconst-es.com.br/imagens/img_2008_09_30_164413.jpg

..."O número de mulheres que atua na Construção Civil aumentou 65% na década, mostra a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do MTE. Se em 2000 elas eram pouco mais de 83 mil entre 1.094 milhão de pessoas empregadas, em 2008 elas ocupavam 137.969 vagas num estoque de trabalhadores de quase 2 milhões.

O vice-presidente do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa, ressalta que as mulheres hoje atuam em todas as atividades. “Elas começaram no setor como engenheiras e técnicas de segurança em canteiros de obras. Agora o trabalho se estendeu para atividades de pedreiro, ajudantes, azulejistas, ceramistas, eletricistas e encanadores. Elas são mais dedicadas, muitas delas são qualificadas, pois fazem cursos e acabam superando os homens."

No primeiro bimestre de 2010, 5.258 mulheres conseguiram emprego na construção civil, ocupando 5,9% das vagas geradas no setor nesse período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos dois primeiros meses do ano passado, elas ocuparam 1.629 vagas das mais de 14 mil geradas pelo setor, ou seja, 11,49%"...

fonte: http://www.senai.br/br/Noticias/snai_not_ul_det.aspx?id=1301

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL: UMA NOVO TENDÊNCIA ----------- SUSTAINABLE CONSTRUCTION: THE NEW TENDENCIES


Partindo do príncipio, que 90% dos insumos utilizados na construção provêem do meio ambiente (areia, britas, cimento, argila, agua, etc) é extremamente importante o conceito e a aplicação da Construção Sustentavel para o futuro da construção civil.

A moderna Construção Sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras.

A Construção Sustentável faz uso de ecomateriais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. Esse tipo de construção nunca é intuitiva. Mesmo quando emprega produtos ou processos artesanais (por ex. paredes de adobe ou taipa de pilão), o faz conscientemente, buscando o sucesso ambiental integral da obra, e não apenas uma construção.

Trata-se de um modelo diferente da Construção Ecológica ou Natural, que, grosso modo, pode ser definida como aquela que permite a integração entre homem e natureza, com um mínimo de alteração e impactos sobre o meio ambiente.

Portanto, a sustentabilidade dentro do âmbito produtivo é um divisor de aguas para a qualidade de vida do planeta e consequetemente, a construção civil não pode se excluir deste panorama produtivo.

Referencias:http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=6219
imagem:http://www.crear.com.br

Obras aquecem setor da Construção Civil em Caxias MA.....Mas faltam mão-de-obra qualificada e capacitada.


FOTO: FÁBIO REMY
..."As obras realizadas pelo Governo do Estado, em Caxias, estão aquecendo o setor da construção civil. Conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, nos últimos três meses pelos menos 1.200 profissionais do setor conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. As obras são as mais variadas e vão desde reformas em escolas da rede estadual de ensino a construção de casas populares e prédios públicos.

João Nazaré da Costa, presidente do Sindicato da Construção Civil de Caxias, confirmou o aquecimento do setor. "Essas obras todas estão contribuindo para o aquecimento e grande procura por essa mão de obra. É importante para nós porque quanto mais pessoas empregadas, melhor para a economia de Caxias", justificou.

O encarregado de obra Matias Florêncio Ribeiro, que trabalha na construção do Instituto Tecnológico não esconde a satisfação de estar empregado e vê que além dele mais duzentos profissionais tiveram a mesma oportunidade que ele. "Tem gente que já está fazendo uma obra atrás da outra e isso é bom porque está sempre empregado não é uma coisa que você faz durante um período e acaba", argumentou"....

OBs. Mas assim como em todo o Brasil, faltam mão-de-obra qualificada e capacitada para atendimento das demandas locais e regionais, nas mais variadas óficios tais como: Engenheiros, Pedreiro de alvenaria, pedreiro de Acabamento, pintores de obra, instaladores elétricos e hidraulicos, etc, configurando-se num gargalo para o crescimento do setor, sobretudo agora com a Copa do Mundo no Brasil, Copa da Confederações, Olimpiadas, PAC, crescimento economico do País, avanço da construção civil, etc...

A pergunta que fica é: Onde estão os órgãos, escolas profissionalizantes, institutos tecnologicos, universidades, etc com vista a formação e capacitação de profissionais para atendimento destas demandas e outras que irão surgir até o 2016 ??????

FONTE:http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=7150

domingo, 11 de julho de 2010

ETAPAS DA OBRA PASSO A PASSO



FOTO: FÁBIO REMY
Construir pode ser algo prático e eficiente, basta seguir com rigor os procedimentos e etapas da obras. Elas iniciam-se com a compra do terreno, alias muito importante sobre todos os aspectos, em seguida é vital o projeto arquitetônico (Cortes, fachadas, planta baixa, projeto de instalações elétricas e hidraulicas, etc), registro da obra no CREA/PREFEITURA. Próxima etapa, consiste na limpeza do terreno, topografia, locação da obra, tabeiramento e gabarito, cortes ou aterro do terreno.

Executado as etapas iniciais, vem a execução da fundação que dependendo da resistência do solo,podem ser radier, sapata corrida, sapata isolada ou estacas. Em seguida vem a execução das cintas de amarrações (baldrames), colunas, vigas e laje.

A quinta etapa consiste da execução das alvenarias (fechamento, divisórias ou estrutural) e a seguir os revestimentos da parede (chapisco, reboco), execução do contrapiso, piso grosso etc. Neste gap é necessário as esperas das instalações eletricas e hidraulicas e posteriormente a execução das pinturas (Massa corrida, latex PVA, acrilica, etc) ou assentamento da cerâmica nas paredes e piso.

A setima etapa consiste nas instalações elétricas e hidraulicas, sendo muito importante o projeto, bem como a contratação de profissionais habilitados para tanto. A oitava etapa consiste nas instalações de bancadas, louças, pias, lavanderias, vasos, etc.


FOTO: FÁBIO REMY
Todas as etapas da obras, deve ser acompanhada por engenheiro ou arquiteto, para dirimir duvidas, controlar os materias de construção, evitar desperdicios e acidentes de trabalho, controle da limpeza da obra, sendo obrigatório o uso de EPI's

Fábio Remy MS.c

CONSTRUÇÃO CIVIL: PASSADO X FUTURO


FOTO: FÁBIO REMY

A construção civil recente, passa por processos de transformação oriundo do avanço tecnológico e inovaçoes. Atualmente, podemos encontrar trenas e nível a laser, materiais não convencionais, super cimentos (120 MPa) até o uso de satelites nos GPS para a topografia, isto fruto de um avanço tecnológico e da conjuntura atual que obriga a empresas construtoras a se adequar a esta novo cenário para acréscimo da produtividade, competitividade, incluindo o controle da qualidade, certificações, respeito ambiental, reuso, reciclagem, treinamento continuado, controle dos insumos oriundos do meio ambiente, uso racional das madeiras e agua.

Mas infelizmente, este cenário, ainda não atinge todas as empresas construtoras, pois isto exige mudança de cultura e quebra de paradigmas, mas, com a questão da sustentabilidade, uma sociedade mais vigilante, a tendência e a adequação mercadologica e sobretudo uma nova consciência gerencial pautada na sustentabilidade, gestão da qualidade, qualidade de vida dos profissionais envolvidos em obras, menos desperdicio, organização e profissionalismo.

Fábio Remy MS.c